domingo, 8 de junho de 2008

O Rio Cocó




O Rio Cocó tem sua nascente na vertente oriental da Serra da Aratanha, no município de Pacatuba. Tem a Foz na região do Caça e Pesca, no Litoral Leste de Fortaleza. Tem 29 afluentes na margem direita e 16 na esquerda, além de 15 açudes e 36 lagoas. Área total em 443,96 km². Área em fortaleza (km): 215,9 km² sendo a maior bacia do Município de Fortaleza, drenando os setores Leste, Sul e Centro. Extensão do seu traçado 45 km dos quais 25 em Fortaleza.

A Bacia Hidrográfica do Rio Cocó é a mais extensa e de maior área física na Região Metropolitana de Fortaleza com cerca de 19.100,85 ha (correspondendo a 60,28% da área municipal). A área total de vegetação ocupa 1.877,48 ha da bacia, correspondendo a 9,83%. Possui vegetação de mangue (2,97% da bacia), de dunas (1,17% da bacia) e de cerrado (0,13% da bacia).
A fauna na Bacia Hidrográfica do Rio Cocó aloja-se sobretudo na área central da mesma, contemplando principalmente os ambientes do manguezal e da vegetação do tabuleiro pré-litorâneo. Há fauna estuarina, fauna florestal e fauna urbana. No estuário e manguezal do rio Cocó guarda uma excelente área verde imprescindível para a sobrevivência da fauna regional, onde se pode observar: guaxinins alimentando-se de crustáceos e anfíbios; maçaricos e gaivotas ao longo de sua rota migratória, sericoias e carões vocalizando ao entardecer; garças, socós e demais aves lacustres alimentando-se; martins-pescadores capturando sua alimentação.
Fonte: Inventário Ambiental dos Recursos Hídricos e Orla Marítima do Município de Fortaleza, que tem a denominação abreviada. Inventário Ambiental de Fortaleza. Realizado pela ASTEF/ UFC, em 2002/ 2003. Coordenação do Professor José Sales; Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Publicado no Jornal O POVO, no Caderno Ciencia e Saúde, em 08/06/ 2008. Imagem do manguezal. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

5 comentários:

Nivon disse...

A preservação do ecossistema no parque do cocó é essencial para a manutenção da fauna e da flora, visando também saúde e qualidade de vida em Fortaleza. É um espaço destinado também ao laser e práticas de atividades físicas. Aqui podemos contemplar um espaço voltado para o contexto global em saúde ambiental e sustentabilidade de recursos naturais, promovendo e corroborando com o atual modelo globalizante de ambiente saudável. José Nivon, Doutorando em saúde pública

Nivon disse...

O poder público e a sociedade é co-responsável pela manutenção desse espaço, "pulmão ambiental" de nossa cidade.Não devastar e se possível promover o reflorestamento, garantindo a continuidade do ciclo de vida na natureza,contribuindo para dias melhores para nossos filhos e netos.

Nivon disse...

Vamos conscientizar toda população desde as nascentes na serra da ariranha em Pacatuba e toda a comunidade ribeirinha, a preservar o rio, evitando o assoreamento de seu leito, evitando construção próximo as suas margens, não jogar lixo nas ruas,em boeiros, etc.,para um mundo melhor para todos os povos.É uma questão de sobrevivência como determinante social pluralista.

Nivon disse...

Lugares saudáveis, pessoas saudáveis. O ambiente onde vivemos pode afetar nossa saúde direta ou indiretamente.Se cada um fizer a sua parte poderemos juntos marchar para um mundo com perspectivas e igualdade social. Vamos proteger nossos rios, matas e animais. Temos potencial para sermos uma nação e uma terra melhor para nossa gente e para o turismo sustentável

Nivon disse...

Revitalizar o Rio e proteger as espécies animais e a flora, contribuir para permanente afluxo de sua drenagem e promover informações educativas tanto pela televisão quanto pela internet será um alvo a ser trabalhado com a comunidade. Juntos seremos detentores de poder para a transformação.